Chá das 5: Rock Gaúcho.

|

24 de julho de 2014


Há uma era atrás existia aqui no blog um marcador falido que intitulei de "Chá das 5", feito com imagens e letras candy colors. Uma fofura que só. Porém, como quase tudo que invento, o marcador ficou perdido no tempo e as postagens, posteriormente, foram excluídas (que arrependimento!). Aí que ontem, lendo o texto do Antônio para o Rotoaroots, lembrei de uma postagem que estava estagnada nos rascunhos e resolvi recriar o Chá das 5. É praticamente um TOP FIVE, só que com um nome muito mais bonitinho, menininha, fofolindo e etcétera. Por que? Porque eu quero e o blog é meu, então invento como quiser. :P

Você deve estar pensando: outro marcador que não vai dar certo e eu quase que concordo. Mas dessa vez fui uma Maria Organizada e criei uma listinha de várias ideias para o Chá e já tenho assunto para uns 8 posts diferentes (APLAUSOS). Então, passada a lenga-lenga de apresentação (que nem precisava, mas tudo bem), vamos continuar com o Chá.


Primeiro um fato: sou apaixonada com os gaúchos. Adoro o sotaque, adoro as comidas, adoro o clima, adoro os pampas, adoro as dancinhas, adoro a Serra. E aprendi a gostar do rock criado no Sul, desde que conheci a cabeleira loura do Gessinger, vocalista do Engenheiros do Hawaii. Mas aqui, hoje, vou apresentar algumas bandas não tão conhecidas assim, pelo menos não no Brasilzão todo.

01. CIDADÃO QUEM.
A banda conquistou meu coração desde que ouvi, pela primeira vez, a voz do Duca. As letras são lindas, a melodia é f#%@  e tenho toda a discografia. Você gosta de uma música, pega a discografia toda e descobre que todas, TODAS as músicas são lindas.



Gosto tanto das letras que incluí uma delas (uma das melhores, na minha humilde opinião) no repertório do meu casamento. Meus pais e pais emprestados entraram com a música "Dia Especial":
(...) Mas te vejo e sinto o brilho desse olhar que me acalma e me trás força para encarar.

Lóvi sempre dizia que essa música tinha que estar no repertório. Aí pensamos qual entrada poderia ser e, voilá, música para papais. Indico toda a dicografia, sério. Acho que vou fazer um chá só com as cinco melhores do Cidadão. E ainda assim vai ser difícil escolher cinco. Para dar um play n'outra que amo: clica aqui.

02. CARTOLAS.
Não lembro como conheci a banda, que foi formada em 2003 na cidade de Canoas. Acredito que por ouvir muito Rádio Atlântida, acabou tocando na programação e eu, curiosa como sou, fui procurar saber mais e pronto, paixão à segunda vista. A música mais "famosa" das rádios é Meu Bem e o Assovio, da discografia Quase Certeza Absoluta, que eu adoro todinha.



03. VERA LOCA.
A banda foi formada em Porto Alegre, mas os integrantes não são todos gaúchos. A banda tem 10 anos. A música Graffiti é uma das mais "famosas", e outra delicinha é  Parece que foi ontem.  Mas a música que toca direto na rádio e eu canto em alto e bom som cada vez que esbarro com ela, é essa do vídeo abaixo. É gostosa de ouvir e tem a letra engraçadinha. Se você tiver tempo, veja os vídeo clipes. São bem legais.



04. Bidê ou Balde.
Também formada em Porto Alegre, a banda tem mais de 15 anos de estrada e foi uma das bandas que gravaram o Acústico MTV Bandas Gaúchas. Ponderei várias músicas para por em vídeo, mas vou deixar a que eu mais adoro, embora Microondas, Me deixa desafinar e Mais um dia sem ninguém também sejam boas.


05. NENHUM DE NÓS.
Se eu abri essa lista com TOP, eu fecharei com um TOP também. Assim como Cidadão, tenho toda a discografia do Nenhum, amo loucamente os DVD's acústicos e tive o prazer imensurável de conhecer o Saddy, baterista da banda E Engenheiro Químico/Mestre Cervejeiro. O cara, apesar de todo ar carrancudão e tal, é uma simpatia em pessoa e a história da carreira do NDN é bem bacana!

[pausa para momento tiete]
[voltando a programação normal]

A primeira música de sucesso da banda foi Camila e tem mais de 20 anos de lançamento e a última discografia é Contos Acústicos de Água e Fogo. Tenho uma lista imensurável de músicas favoritas: Julho de 83, Paz e Amor, Amanhã ou Depois, Pequena, Santa Felicidade e várias outras. Para por o vídeo, escolhi uma das últimas que me envolvi profundamente e que, épocas atrás, até me arrancou lágrimas bobas e tímidas.


Cara, deixei MUITA banda de fora. Reação em Cadeia (banda de Novo Hamburgo, assim como meu amigo Antônio) que está com uma música nova linda, Acústicos e Valvulados, Topáz, Ultramen, Cachorro Grande... Quase deixei Topáz em algum número dessa lista por causa desse clipe aqui, que gosto muito. E tem uma "banda" (assim, entre aspas mesmo) que deixei de fora de propósito, porque acho que ela não merece entrar em listinhas. É hors concours sempre e sempre e para todo o sempre:

BÔNUS: POUCAVOGAL.
Os lindos Duca (vocal do Cidadão Quem) e Gessinger (vocal de Engenheiros do Hawaii) criaram uma banda com duas pessoas. Digo assim, BANDA, porque os dois são vocalistas, bateristas, instrumentistas, baixistas, guitarristas, pianistas da banda. Tenho o DVD deles e sou apaixonada em ver eles tocar. É um DVD que não foi feito só para ouvir, mas para sentar e apreciar. Vai além do fantástico e a coordenação motora deles é invejável.

A dupla criou algumas músicas novas e recriou músicas das bandas Cidadão e Engenheiros, melhorando-as ainda mais. Gessinger cantando Cidadão é lindo, Duca cantando Engenheiros é demais. Uma curiosidade? Os dois sempre se apresentam usando roupas vermelhas e azuis. Duca de vermelho e Gessinger de azul, porque um torce para o Inter e o outro para o Grêmio (Se você não sabe, o confronto GRENAL no Rio Grande do Sul é quase como uma final de Copa do Mundo). Bom, histórias para lá, vai abaixo uma música criada pela Pouca Vogal que eu amo incondicionalmente desde 2008.



Bom gente, é isso. Eis o novo marcador e um pouquinho da história das bandas que curto para caramba!

comentários pelo facebook:

21 comentários:

  1. ó, outro rock gaúcho MUITO BOM: Topáz! Já escutou? Se não, escuta "Se for pra dar errado" deles! É lindona, espero que curta!

    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim Lívia! Até citei ali, mas essa música eu não conhecia. Valeu a dica! :*

      Excluir
  2. Fezita, Fezita, será que estamos revivendo os deliciosos velhos tempos da blogosfera, onde um inspirava o outro, nos mencionávamos com frequência nos textos e trocar essas figurinhas era tão divertido? Tomara, né? Seria o máximo e confesso estar bem empolgado com o Rotaroots.

    Vou fazer um comentário grande como o marcador merece. Aliás, achei ótima a iniciativa, o nome é muito criativo e tem tudo a ver contigo, já que da tua cachola sempre saem ideias muito boas de se blogar. Não duvido que qualquer hora dessas também faça um chá das cinco (darei os devidos créditos, fica tranquila), pois realmente curti a tag.

    Bueno, antes de dar meus pitacos quero deixar bem claro que: GOSTO DE ROCK GAÚCHO. Apenas tenho algumas ressalvas, uma vez que moro aqui e convivo na aldeia. Fiz questão de dizer isso porque minhas opiniões poderão soar como rabugentas, mas não é esse o objetivo. Vamos lá:

    Cidadão - boa banda. Gosto do som, Dia especial é uma das músicas mais legais que já ouvi, assim como Os Segundos, essa inclusive a Dani usou para entrar em sua formatura do ENSINO MÉDIO. Até já li um livro do Duca, tenho ele em casa. Porém, o que me intriga na banda é que muitas músicas parece iguais. Sei que é o estilo, que cada banda segue o seu, mas me incomoda às vezes ouvir dez músicas do Cidadão Quem e parecer que ouvi a mesma o tempo todo. Mas, repito, boa banda.

    Cartolas e Vera Loca - é tipo aquela do caviar, "nunca vi, nem comi (ouvi), eu só ouço falar". Portanto, não tenho opinião formada. Vou dar play nos vídeos pra conhecer melhor.

    Bidê ou Balde - acho muito massa. Certa vez fiz vestibular em Porto Alegre e tinha a cobertura da TV Com, uma afiliada da RBS TV. Até fui entrevistado antes da prova, hahaha. Num dos dias o programa teve a participação da banda e fiquei bem pertinho dos caras, muito loucos, mas gente fina demais. Daquele em dia em diante passei a respeitá-los como artistas e como pessoas. Porém, confesso que ouço pouco e só lembro mesmo de "TE FIZ UM ROCK MELISSA".

    Nenhum de Nós - é talvez a banda de rock que mais marcou minha adolescência. No meu texto lá no blog pode parecer que eles não foram importantes na minha vida, mas são MUITO. Esses caras são GENIAIS! Uma das poucas bandas que me tirou de casa para ir a shows, tietar no camarim e tirar fotos (pena que as perdi e nunca mais recuperei). Certa vez troquei uma ideia com o João Vicenti, gaiteiro, que até me incentivou a aprender acordeão... foi muito legal. Se tem uma banda de rock que eu amo, essa é NDN. Vou Deixar Que Você Se Vá é a música que eu mais curto.

    Por fim, não conheço Topáz e acho Acústicos, Cachorro Grande e Ultramen legaizinhos, devo conhecer uma ou duas músicas de cada. Nunca fui ao Planeta Atlântida, por exemplo, onde eles sempre são figurinhas carimbadas.

    E Pouca Vogal a Dani ama. Eu acho legal, mas prefiro mil vezes o Gessinger na Engenheiros, que é a segunda gigante do RS ao lado do NDN, na minha humilde opinião.

    Baita marcador, ótima iniciativa e desculpe pelo quase outro post nos comentários, mas é que tava bom demais falar de música!

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas adora uma boa proza esse menino. ♥

      Excluir
    2. "Quase outro post"? Foi praticamente um outro post! Hahaha adoooooro. E te perdôo por não amar loucamente o rock daí. Gosto não se discute não é mesmo?

      Concordo um pouco com o que tu falou de Cidadão, mas eu amo tanto o Duca que parei de reparar essas coisas. Hahaha

      Adorei o comentário Lara's dad. :***

      Excluir
  3. Com exceção de Super Combo e Cícero, minhas bandas favoritas são gaúchas. Esteban Tavarez é lindo, já ouviu? <3

    Beijos.
    Realidades Utópicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esteban Tavares não conheço não. Mas vou ouvir e depois dou palpite.

      Mas, desde já, agradeço a indicação.

      :***

      Excluir
  4. Ai que eu me refiro... caramba! pensei que fosse a unica que ia falar sobre o rock gaúcho http://ladomilla.blogspot.com.br/2014/07/bc-1-vez-que-ouvi-minha-banda-favorita.html adoro NDN Saddy tem o abraço mais gostoso do mundo! fui em uns 3 shows da banda... Cidadão é sacanagem listar só cinco musicas...

    descobri que eu gostava MUITO de engenheiros e sabia todas as musicas ouvindo um unico DVD piratão emprestado... e o HG é super atencioso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho livros do HG e todos autografados. Amei saber que não sou a única in love com o rock gaúcho!

      Beeeijo

      Excluir
  5. Engraçado que quando eu era mais nova e tinha menos acesso à internet, eu era mais ligada nas bandas e nas músicas em geral.
    Conheço Cidadão e NDN dessa época. Engenheiros e consequentemente, Pouca Vogal por influências, mas não tenho discografia e as vezes esqueço de ligar no letras.terra pra ouvir, acredita? Fico viciada em certos artistas e esqueço de ouvir os bons e velhos.

    As que não conheço, tratarei de conhecer em casa.
    E Fê, nada do que você faz aqui é falido. É sempre enriquecedor pra você, pro PS e pra gente, seus fãs e leitores assíduos.

    Já quero fazer marcador pra Top Listas no Prato. :D

    Lóve. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FAZZZZZZZZZZZZZZ TOP LISTAS NANAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA ♥

      Excluir
  6. Adorei a postagem. Não porque sou gaúcha, mas porque eu gosto de rock. Além disso, gosto das bandas da minha terra. Vera Louca já vi dois shows deles aqui em Santa Maria. É muito divertido. Nenhum de Nós (também já vi ao vivo, mas em Brasília) e Cidadão Quem são as minhas paixões, junto com os Engenheiros. Adorei a seleção. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que feliz ver alguém da terrinha adorando minha seleção ♥

      Excluir
  7. Fê eu amei a música do Cidadão Quem do seu casório! Muita linda! Eu não conheço a maioria, conheço 1 ou 2 músicas de Nenhum de Nós e Cachorro Grande as outras nunca ouvi falar, mas como sempre gosto das suas indicações vou procurar mais sobre as músicas deles.
    E adorei o marcador a sua cara e o nome então nem se fala. Ladie que nem você!
    Beijos meu bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Babi, a música é uma das mais lindas do mundo ♥ Sou apaixonada com ela!

      Que bom que gostou do marcador. Vou roubar vários top 5 para passar pra cá haahah

      Beijo xuxu

      Excluir
  8. Confesso que já fui melhor em admirar bandas brasileiras, ainda quando era adolescente. Pouca coisa me pega hoje em dia e acho isso meio triste.
    Adorei a ideia desse marcador ;) chá das cinco me faz pensar em tudo que é britânico EHEHEHE

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensar em tudo que é britânico me fez pensar em um monte de gato britânico e em um novo Chá para oferecer hehehe

      Beijos

      Excluir
  9. Ai, que maravilhas de indicações, Fê! Vou checar todas, já até anotei aqui. Amo de coração Engenheiros, mas ainda não escutei Pouca Vogal, apesar de todo mundo elogiar muito. Nenhum de Nós parece ser muito amor, mas também acho que só conheço duas músicas deles. Vou futricar melhor e ver. Adoro quando me indicam bandas, porque eu geralmente sou muito preguiçosa para procurá-las por mim mesma, haha.

    Adorei o marcador, tô até com aquela sensação de 'queria ter tido essa ideia', haha! <3

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!!! Fico feliz de saber que a ideia foi boa =) Tava com receio de não seguir adiante, mas que bom que deu tudo certo ♥

      Excluir
  10. Nossa, nunca tinha ouvido algumas aí. Será que é por estar longe? Poxa... gostei mesmo, mas já tinha ouvido Nenhum de nós e claro, engenheiros. Me fascino com a diversidade que há na música brasileira, sobretudo no rock, e é tão pouco divulgado, fica meio que restrito. Existem tantos sons bons e nem sempre todos ouvem. Muito legal esse marcador. Música nunca é demais né Fê! *-*

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Música nunca é demais MESMO Alê! E aproveita para ouvir. Depois me dá um feedback do que você achou delas ;)

      Beijo grande!

      Excluir

infelizmente a plataforma do blogger é meio ruinzinha para comentários, então, se quiser ver minha resposta ao comentário, terá que voltar por aqui. Ou comente pelo Facebook, ali em cima, aí aparecerá a notificação da resposta para você ;) Ah! e se tiver um blog, não tenha medo de deixar link, ok? Procuro visitar todos ♥