Torta Chocoreja

|

11 de agosto de 2014

Olá!

Quem me acompanha no instagram, viu que ontem postei umas fotos deliciosas de uma torta que fiz de presente para papai. Ué MF, você deu um bolo de presente para seu pai? Sim! E explico: papai é simplesmente louco por açúcar, daqueles que compram e escondem chocolate só para não ter que dividir com ninguém. Sendo assim, como eu não sabia o que dar, resolvi fazer uma torta: a) porque ele gosta de doce; b) porque há #muitoamorenvolvido em presentes feitos com as próprias mãos. Li umas receitas aqui, umas receitas ali, lembrei da receita de nega-maluca da mãe, misturei todas as ideias e fiquei torcendo para que desse tudo certo. PS: e não é que deu?


INGREDIENTES:
♥ 2 xícaras de trigo
♥ 2 xícaras de açúcar
♥ 1 xícara de cacau/chocolate em pó
♥ 1 xícara de leite integral (temperatura ambiente)
♥ 1 xícara de água mineral fervente
♥ 1/2 xícara de óleo de canola
♥ 1 colher (sopa) de manteiga
♥ 1 colher rasa (sopa) de fermento
♥ 1 colher rasa (chá) de sal
♥ 4 ovos (separar a gema da clara e fazer a clara em neve)

♥ 2/5 cx de creme de leite
♥ 2 barras de chocolate amargo
♥ 1 barra de chocolate ao leite
♥ 1 barra de chocolate branco
♥ cerejas frescas
♥ cerejas em calda

COMO FAZER - MASSA:
Em uma batedeira, adicione o trigo, o açúcar, o cacau e o sal e misture, com o auxílio de uma colher. Depois, acrescente o óleo, o leite, a canola, a manteiga e a água fervente e bata tudo na batedeira. Quando a massa ficar uniforme, acrescente as gemas e o fermento e bata mais um pouco. A minha massa ficou levemente porosa. Desligue a batedeira e, com o auxílio de uma espátula, acrescente a clara em neve e misture junto à massa.

Unte uma forma com fundo removível com óleo e trigo e despeje a massa. Ponha a massa no forno pré-aquecido e deixe cozinhar por, aproximadamente 40 minutos.

Para saber quando o bolo está ok, só espetar com um palito ou garfo no meio do bolo e ver se ele sai limpinho. Se sair, é porque a massa já está cozida. Depois que esfriar, desenforme e divida o bolo ao meio.

COMO FAZER - GANACHE P/ RECHEIO E COBERTURA:
Em uma panela, despeje 2 caixas de creme de leite e aguarde esquentar. Quando o creme de leite estiver quente, derreta as duas barras de chocolate meio amargo, até formar um creme homogêneo. Num refratário pequeno, despeje as cerejas em calda e pique um pouco. Acrescente um pouco do ganache e misture na calda de cereja. Ponha a mistura no recheio do bolo. Se achar que ficou pouco recheio, acrescente mais ganache.

Ponha a outra parte do bolo em cima do recheio.

Na panela com o ganache amargo, acrescente a barra de chocolate ao leite e mais meia caixa de creme de leite, mexendo em fogo baixo até homogeneizar. Depois, cubra o bolo com o ganache (é muita, mais muuuita cobertura!), não esquecendo de cobrir toda a lateral.

COMO FAZER - CEREJINHAS COM CHOCOLATE BRANCO:

A receita da cereja peguei do programa da Lorraine Pascale, meu novo vício. Compre a cereja fresca, mas se atente para pegar as que tem cabinho. Derreta uma barra de chocolate ao leite no microondas (um minutinho só), mexa até a pasta de chocolate ficar homogênea e passe uma cereja por vez, cobrindo metade dela com o chocolate. Vá decorando o bolo com a cerejinha.



Servidos?
- chama os cachorros 'Namaria!

comentários pelo facebook:

6 comentários:

  1. Ai genteeeeeeeeeee! Ainda bem que esse corpithco aí é todo em dia, porque se eu cair na bobagem de aprender a fazer, como uma inteirinha sozinha. Sou da turma do seu papi: como chocolate escondido pra não dividir. Com chocolate todos os meus defeitos são revelados. hahahhahahahaha

    Vontade de lamber esse computador MF. <3

    ResponderExcluir
  2. Minhanossasenhoradocéupeoamordedeusvouterumtroço!
    Fê do céu, não faz isso com as pessoas. A dieta vai dar uma volta e nunca mais retorna. Hahahahahaha. Aí se garantxe demais, viu? :)

    Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Fêêê! que delícia.
    A dieta vai para as cucuias com essa sua receita haha e eu ao cereja! *-*

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Acredita que meu pai também ama doce e adivinha? Bolo de amendoim nele. É o que ele gosta hehehe. Amei essa receita, só não vou fazer pois sou uma negação na cozinha hehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Deve ter ficado muito boa mas durante todo post ficou na minha cabeça: quanto trampo. kkkkk
    Abraço.
    http://chacomresenha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

infelizmente a plataforma do blogger é meio ruinzinha para comentários, então, se quiser ver minha resposta ao comentário, terá que voltar por aqui. Ou comente pelo Facebook, ali em cima, aí aparecerá a notificação da resposta para você ;) Ah! e se tiver um blog, não tenha medo de deixar link, ok? Procuro visitar todos ♥