Chá das 5: aceita um chimarrão?

|

22 de setembro de 2014

Não sei quanto ao resto do país, mas não conheço nenhum povo tão fanático por si mesmo como o povo gaúcho. Talvez saiba sobre esse fanatismo do estado vizinho justamente por ser tão perto ou, talvez, os gaúchos sejam mesmo hors concours no quesito patriotismo. Se você perguntar para qualquer Rio Grandense do Sul qual a nacionalidade deles, eles não irão responder "sou Brasileiro". Eles irão inflar o peito e contar: "Sou gaúcho".
É o meu Rio Grande do Sul, sol, céu, sul, terra e cor.
Onde tudo que se planta cresce e o que mais floresce é o amor.
Acho incrível a forma como os gaúchos inflam o peito para dizer sobre o estado deles. E eu, como vizinha desse estado cheio de tradicionalismo e um pouco fã desses pampas, resolvi fazer um TOP FIVE de coisinhas gaúchas, só para não deixar passar em branco o DIA DO GAÚCHO, que foi ontem, 21 de setembro, dia 20 de Setembro*. (Dia do Gaúcho, tem noção? O tradicionalismo é tão forte por lá que eles ganharam até um dia! Nunca ouvi falar em dia do Catarinense, dia do Carioca, dia do Paulista...)

1. CHIMARRÃO/TERERÉ.
Cara, felicidade minha é poder compartilhar a Erva Mate. Particularmente, gosto mais de tereré do que de chimarrão. Para o povo entender a diferença, o chimarrão é a erva mate posta na cuia e bebida quente (bem quente!), já o tereré é bebido gelado, normalmente feito com água e limão (adoro!!!). Pro povo aí de cima que tiver a oportunidade de encontrar erva mate, experimentem. O primeiro gole pode ser um tico amargo, mas no segundo gole já se acostuma.

2. SOTAQUE
Além do sotaque ser bom aos ouvidos, há uma miscelânea incrível de palavras diferentes e regionais. Sempre que me deparo com algum linguajar gaudério, fico meio boba com a diferença que há na nossa língua brasileira e, em alguns casos, até um pouco curiosa, porque tem palavras que a gente fica tipo: oi?

Um belo exemplo da diversidade da língua gaúcha é o blog do meu amigo Antônio Dutra Jr., o QUE MOMENTO!. Ton é do grupo dos tradicionalistas, daqueles que usam bombacha, bota, guaiaca.

3. GRAMADO e CANELA
Sabe aquele passeio que dá vontade de voltar mil vezes? Curtir frio na Serra Gaúcha é o que há de melhor nesse mundo. Pai e mão vão para lá todo santo ano e depois que fui a primeira vez, também quero voltar sempre. As cidades são lindas, o clima é uma delícia (gelado, mas delícia) e as comidas e bebidas... Hummmmmmmmmmmmmmmm. Eu brinco que é um passeio gastronômico, porque a gente praticamente só come & bebe. Vinho, fondue, chocolate quente, pratos delícias, sorvete quente (a melhor invenção do mundo. Vou tentar fazer em casa e posto receita aqui)

4. CHURRASCO
Não há churrasco como o churrasco gaúcho. Ninguém sabe fazer carne como os gaúchos. Não há churrascaria tão boa como as churrascarias padrão gaúcho. Ninguém faz costela fogo de chão como os gaúchos. (eu não gosto muito de costela, mas quem gosta aprova a ideia)


5. CTG
Centro de Tradição Gaúcho. Há milhares deles no Rio Grande do Sul e outro bom bocado aqui em Santa Catarina. Tem noção disso? Um grupo preservando o tradicionalismo gaúcho. Aqui em Santa e Bela é muito ligado à grupos que fazem cavalgadas e grupos de danças típicas gaúchas. Aí, a tradição é seguida MESMO, tanto nos trajes, como nas músicas e, claro, churrasco.


Esse foi o TOP FIVE especial Gaúchos.
Um parabéns do PS para todos os Rio Grandenses do Sul ♥

Até porque... eu sou do sul,
é só olhar pra ver que eu sou do sul
;)

comentários pelo facebook:

17 comentários:

  1. ORGULHO de morar perto :) esqueceu das musicas Gaúchas que são as minhas preferidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiiiiiiii Milla! Eu lembrei delas, mas acho que elas merecem um top five exclusivo hehehehe

      Beeeeijos

      Excluir
  2. Muito bom o post! Sou gaúcha e tenho muito orgulho, e é tão bom saber que em outros estados,o povo gaúcho é apreciado.

    PS: Dia do Gaúcho é dia 20 de setembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por corrigir. Ouvi na rádio que era domingo o.O

      Excluir
  3. Acredito que os recifenses sejam mais bairristas que os gaúchos, de modo geral. Tem gente que é quase nazistas hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como disse... acho que a gente sabe mais, devido à proximidade. ;) Que bom que há esse fanatismo regional lá pra cima também :)

      Excluir
  4. Só uma coisa: churrasco! ♥

    Acho muito legal esse amor que os gaúchos sentem pela terra delas, pela história. Moro no Paraná, mas sou de Minas Gerais, e mesmo aqui convivo diariamente com esse amor dos gaúchos pelo estado deles através dos meus amigos que de lá vieram. O sotaque é mesmo muito legal, eu adoro ouvi-los falar, pelo menos. É diferente, é curioso, acho muito fofo (eles que não me ouçam - leiam - falando isso, haha). Ainda não conheço nenhum pedacinho do estado, mas Gramado está sempre na minha lista de futuros destinos, e agora vou incluir Canela também.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thay,
      Gramado & Canela é quase uma cidade só. Ficam grudadinhas uma na outra e ambas são incríveis!

      Beijão

      Excluir
  5. Buenas, e me espalho!

    Não tenho comentado blogs ultimamente, aliás, até o meu blog está agonizando em seus últimos suspiros, mas quando vi que tinhas escrito sobre a minha terra e nossos costumes fui obrigado a vir ler. E, depois de ler, comentar a preceito, pois achei o máximo tudo o que li por aqui!

    Eu poderia fazer algumas correções, mas vou me ater apenas a uma principal: o 20 de setembro não é o Dia do Gaúcho. Mas, calma, que tem até gaúcho que comete esse engano. A comemoração toda é em virtude da Revolução Farroupilha, a chamada Guerra dos Farrapos, onde os gaúchos se rebelaram contra o império e travaram uma batalha de 10 anos peleando pela sua independência. Ainda assim, o RS não conseguiu se emancipar. Sim, nós comemoramos uma revolução que perdemos! Vá entender tamanho patriotismo...

    De resto, citaste bem as nossas maravilhas. É como diz aquela música: "churrasco, bom chimarrão, fandango, trago e mulher, é disso que o velho gosta, é isso que o velho quer". Serei sempre suspeito ao falar das minhas raízes, pois meu orgulho por ter nascido no Rio Grande é imenso!

    Ah, e obrigado pela menção à minha pessoa, ainda mais para referir o meu linguajar característico. Não é à toa que casei com uma catarinense, vocês são os melhores vizinhos que poderíamos ter! =D

    Beijão, Fê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigooo!!! Que felicidade ler teu comentário ♥
      Obrigada por corrigir o lance da revolução farroupilha. Mas whaterver, se vocês se inflam para falar que é dia dos gaúchos, então é dia dos gaúchos e ponto. hahah

      Prazer IMENSO em te ter como 'vizinho'.


      Beijo grande

      Excluir
  6. Admiro demais a cultura Gaúcha tchê. E o Sul é um dos lugares que mais quero conhecer. aiai, quantos lugares lindos. :)

    Beijo Fê. Ótimo texto homenagem aos gaúchos. \o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veeeeeeeeeeeem Alê!!!!
      Aqui é lindo demais da conta.

      Excluir
  7. AAAAH, o Rio Grande do Sul é uma delícia <3

    Você falou aí em Gramado e Canela e já me deu uma saudadinha HAHAH. Infelizmente, perdi a oportunidade de experimentar chimarrão, acredita? Fica pra uma próxima ):

    O sotaque é mesmo muito lindo! Um dos mais bonitos, eu considero.

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, falar em Gramado e Canela também me deu saudade GIGANTE. É tudo de melhor ♥

      Se der para enviar, te mando erva-mate por correio!!!

      Beeijocas

      Excluir
  8. Pernambucano também infla o peito pra dizer que ama a terra, haha. E aai que vontade de conhecer um pouco de cada canto desse país. O post deu essa mexida com minhas vontades de viajar pro Sul. Fui pra Curitiba só daí. :~~
    E ah, foi legal aprender algumas coisas, como o CTG :)

    Teu blog é lindo, menina! Parabéns <3

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alien!!!! Hehehe
      seja super bem vinda por aqui!! Fico feliz que tenha a) curtido o texto b) curtido o blog. Prazer imenso!

      Fale mais de pernambuco. Acho incrível como a gente pode aprender sobre os lugares!

      Beijão

      Excluir

infelizmente a plataforma do blogger é meio ruinzinha para comentários, então, se quiser ver minha resposta ao comentário, terá que voltar por aqui. Ou comente pelo Facebook, ali em cima, aí aparecerá a notificação da resposta para você ;) Ah! e se tiver um blog, não tenha medo de deixar link, ok? Procuro visitar todos ♥